top of page

Saiba Quais São os Sinais de Parto Canino

Conhecer os sinais te permitirá estar preparado para conseguir ajudar a cadela no momento em que mais precisa

Alguns comportamentos são característicos quando o parto está próximo, você notará algumas mudanças específicas no comportamento da mãe. Como por exemplo:

  • Aumento de carência, vai querer mais atenção;

  • Pode ser que pare de comer;

  • Demonstrará um certo nervosismo;

  • Comportamento de aninhamento;

  • Pode ser que fique lambendo excessivamente os órgãos genitais;

  • Diminuição da temperatura corporal.


Garanta um ambiente aconchegante e confortável, longe de ruídos e distrações. Disponha de bastante água por perto da cachorrinha e comida quando for necessário. A mãe cuidará de abrir os sacos umbilicais, cortar o cordão e geralmente dar as boas-vindas aos filhotes. Devemos zelar pela segurança da mãe e dos filhotes, mas somente intervir quando for absolutamente necessário, ou seja, quando algo der errado.

Uma das razões para fornecer um espaço seguro e tranquilo é permitir que o hormônio ocitocina passe entre a mãe e os filhotes. Se os manipularmos demais, isso afetará o contato dos filhotes com o hormônio e poderá causar estresse. Além desse fator, você poderá despertar o instinto da mãe de proteger seus filhotes se ela achar que você vai fazer mal a eles.

O importante é que haja um acompanhamento médico durante toda a gestação. Através de exames, o veterinário conseguirá detectar possíveis complicações, doenças, anormalidades nos filhotes, dentre outros problemas. Ele também dirá como você deve agir quando o dia do parto chegar, quais são os cuidados necessários com a cadela grávida e como proceder com os recém-nascidos.






Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page