top of page

Cuidados Com a Cinomose Canina

Quando não tratada, a Cinomose pode até levar o animal a óbito ou deixar sequelas.





O que é a Cinomose Canina?

A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cachorros causada por um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus. Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla.


Como é Transmitido?

A transmissão da cinomose ocorre principalmente através das vias respiratórias, pela exposição ao ar contaminado e através do contato com a secreção e demais fluídos dos animais doentes. Ela pode ser feita também através de objetos como casinhas, cobertores e alimentos contaminados. Ela é causada pelo vírus CDV e pode atacar diversos sistemas do organismo do cachorro como o respiratório, gastrointestinal e neurológico.


Como Tratar?

A cinomose pode ser curada, porém, não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. O tratamento consiste em tratar os sintomas. Então, o tutor deve ficar atento aos seguintes sintomas: vômito, diarreia, muita secreção nos olhos, convulsões e dificuldade de se levantar. Se apresentar algum desses sintomas, procure um veterinário.


Importante:

É importante saber que a vacina que protege contra a cinomose deve ser administrada em três doses, com intervalo de 20 a 30 dias entre cada uma. Antes disso, evite sair com o cachorro, especialmente para locais em que há presença de outros animais.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page