top of page

5 Dicas Para Ter Orquídeas Bonitas e Saudáveis

As orquídeas são espécies queridinhas na casa dos brasileiros. Acompanhe 5 dicas de como realizar os cuidados básicos para mantê-la saudável.



1. Rega


Antes da rega, observe se a terra está seca ou não. Se estiver úmida, espere mais um ou dois dias para molhá-la. Outra dica legal é molhar a planta inteira no momento da irrigação, como uma chuva mesmo. Isso ajuda a evitar o aparecimento de pragas como pulgão e cochonilhas.


É importante sempre verificar o substrato, Leve sempre em consideração o tipo de substrato e o vaso que a orquídea está, Se estiver em um recipiente de plástico e com musgo, por exemplo, regue duas vezes por semana se estiver calor. Se estiver frio, uma vez é o suficiente.


Já em vaso de barro e com substrato tipo casca de pínus, a rega pode ser diária. Isto porque, o barro permite a evaporação da água por todos os lados.


Não se esqueça também que o melhor horário para regas é sempre logo ao amanhecer ou no fim da tarde, quando o calor e o sol estão mais fracos.


2. Temperatura


A temperatura da região em que você vive – e também do espaço escolhido para manter as orquídeas, vai indicar qual o melhor vaso e substrato que você deve utilizar e também como irão funcionar as regas da flor.


O ideal é que em regiões com temperaturas mais altas você opte por vasos que seguram a umidade por mais tempo e faça regas mais frequentes. Já em regiões frias e úmidas, aposte em vasos de cerâmica e prefira regar com menos frequência, muitas vezes apenas borrifando água sobre a planta.


3. Adubação


Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato. Quando líquido e bem diluído pode ser adicionado a cada 15 dias. E se for sólido: a cada 3 ou 4 meses.


4. Replantio


Embora a orquídea cresça bem devagar, suas raízes são muito ativas e é preciso prestar atenção à data de validade de substrato. Pelo menos uma vez por ano retire sua planta do vaso e observe se as raízes estão saudáveis. Caso esteja escura, é necessário fazer a troca


de terra antiga por nova e uma pequena limpeza. Para isto, basta retirar o substrato antigo, as raízes podres, e, antes de reenvasar com o material novo lave o recipiente.


É importante deixar pelo menos 2 cm de espaço na direção em que a orquídea está crescendo e o outro lado, que não há mais brotação, pode ficar encostado no vaso.



5. Florescimento


Repare na coloração da folhagem. Se estiver escura, mude a orquídea de local. Quanto mais contato com a luz, mais ela irá florir.


No geral, as flores são o ápice de desenvolvimento da orquídea, sinal de que está saudável e apta a gerar sementes. Mas, em alguns casos, ocorre o que chamamos de "flor da morte", ou seja, aquela que seria a última florada da planta. Neste caso, a orquídea estaria totalmente debilitada, mas encontra em suas reservas forças para a última floração, que tem o intuito de gerar sementes para perpetuar a espécie.









Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page